terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Livros para o vestibular da USP e Unicamp

A USP e a Unicamp também já divulgaram os livros cobrados no vestibular deste ano. Elas informaram que os livros serão os mesmos para ambas instituições de ensino, como também serão cobrados as mesmas obras do vestibular 2011.


-Auto da barca do inferno - Gil Vicente
- Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
- Iracema - José de Alencar
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- O cortiço - Aluísio Azevedo
- A cidade e as serras - Eça de Queirós
- Vidas secas - Graciliano Ramos
- Capitães da areia - Jorge Amado
- Antologia poética - com base na 2ª ed. aumentada - Vinícius de Moraes

Livros para o vestibular da UFPR de 2011/2012

Ao contrário dos outros anos, a UFPR(Universida Federal do Paraná) já divulgou os livros que serão cobrados no seu vestibular.
Os livros serão:

- Anjo Negro - Nelson Rodrigues;
- Felicidade Clandestina - Clarice Lispector;
- Inocência - Visconde de Taunay;
- Luciola - José de Alencar;
- Novas Diretrizes em Tempos de Paz - Bosco Brasil;
- O Bom Crioulo - Adolfo Caminha;
- Poemas Escolhidos - Gregório de Matos;
- Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles;
- São Bernardo - Graciliano Ramos;
- Urupês - Monteiro Lobato;

Então está ai a dica para quem quer passar na UFPR. É começar a estudar, ler, pesquisar... Desde já!
Boa sorte a todos!

Entrevista com Fernanda Moroso


Já fiz um post aqui no Blog( http://fabcapri.blogspot.com/2011_02_15_archive.html) sobre uma autora catarinense chamada Fernanda Moroso. E hoje, com o maior orgulho posto a entrevista com esta autora de sabedoria abundante. Ela tem uma mente super ampla e aberta para questões árduas e abnegadas.


1-Você além de escritora é professora de teatro. Como é para você estar tão envolvida com a cultura?
Maravilhoso, seria muito difícil me encontrar num mundo sem arte. A arte completa o que a vida comum não preenche.

2- Você tem um DVD book que tem vídeos no youtube e um Cd de poesias. Então, você se considera uma poeta clássica ou moderna? Com qual você se identifica mais?
Sou a mistura de ambos, passado e presente juntos dão um novo norte para o amanhã. Ficar em apenas um deles é deixar uma parte de mim no vazio.

3 -Sabemos que você começou a escrever aos 17 anos de idade, participava de concursos... E atuar? Com quantos anos você começou?
Quando era criança, pensava que seria atriz, mas tive, no decorrer dos anos, influências e conselhos que me desmotivaram. Quando o mesmo ia acontecer para mim quanto a ser escritora, disse Basta, e não deixei que mais um sonho em mim morresse. Muitos anos depois, a velha vontade de atuar retornou e fui atrás. Enquanto escritora recitei muitos poemas, os espectadores geralmente me entendiam como um estudante de Artes Cênicas, mas nunca a fui. Foi por aí que comecei a atuar. Em suma, as 'letras' abriram os meus olhos e caminhos.

4- Como foi sua experiência na Academia Itajaiense de Letras?
Decepcionante. Entrei na Academia com um objetivo: de fazer valer o título e de lutar pela Academia para que viesse a ser uma instituição conhecida e, realmente, reconhecida pela sua importância. Nunca me envaideci pelo título. No começo, quis contribuir ao máximo e era barrada pelos veteranos, pois estes me consideravam nova demais. Depois de alguns anos, resolvi dar nova vida a Academia, mas o distanciamento de uns 97% dos Acadêmicos (sem brincadeira, foi a maioria mesmo) fizeram com que eu me retirasse dela. Dizem que o ingresso na Academia é vitalício, mas não me considero mais membro e nem poderia me considerar membro de algo que não funciona mais.

5- O que a levou a pedir sua saída?
Reforço, o distanciamento e o descaso dos acadêmicos, mais precisamente conto os fatos. Estávamos a uma semana da eleição, quando um membro da então diretoria formada, resolveu se ausentar e não houve nenhum outro acadêmico que quisesse substituí-lo. Impossibilitada e me sentindo traída, resolvi abandoná-la definitivamente.

6-Você tem alguém que te leva inspiração para escrever ou até atuar? Um famoso ou algum amigo, parente em especial?
Minhas inspirações artísticas são Renato Russo e Sarah Brightman, como música e poesia urbana e clássica. Na atuação, admiro Jonhy Deep, Nicole Kidman, Matt Damon, no Brasil gosto muito de Andrea Beltrão, Patrícia Pillar, Lima Duarte, etc. É muita gente. Mas como inspiração mesmo, nada como a própria Vida.

7-Como é para você ter vários livros publicados?
Uma batalha longe do fim ainda, rsrs. Ainda não publiquei nada do que realmente quero que seja lido, mas considero meus primeiros livros uma espécie de 'abrir caminhos', tanto para mim enquanto escritora, quanto para os temas que abordo nos livros engavetados. Mas jamais publicarei meus livros com essa quantidade de gente que lê. Preciso me tornar um produtor comercial para ser lida, ou então teria escrito em vão. É irônico, mas é uma realidade. É um absurdo o quão pouca gente lê. Essas pessoas deveriam ter vergonha, e grande vergonha de serem assim.

8-Como foi escrever seus livros? Fale de algum em especial, por favor.
Todos eles são importantes, possuem entre si, uma linguagem semelhante que quer dizer uma coisa só. Espero no futuro desvendar, sem freios, os segredos de tantas entrelinhas, rsrs.
O mais especial ainda está por vir. Creio, infelizmente, que não será rápida a sua publicação, mas antecipo: está pronto. E deste, deixo uma frase que adorei ter escrito e que revela meu íntimo: O que fazer quando você descobre que a pessoa de sua vida já não está mais viva? O que lhe resta? O que sobra? O que mais interessa?

Nossa... Muito obrigada em aceitar fazer esta entrevista. Fico honrada em ter tido esta oportunidade.
Obrigada você Helena, sucesso! Eu é que fico honrada! Continue sendo esta pessoa simpática, inteligente que tu és.
Beijos

Arquivos