segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Literatura: sabe o que é?

Literatura: a arte de expressão por vocábulos.

A literatura está em nosso cotidiano. Para tudo que vamos fazer, lá está ela. Então, conseguiríamos viver sem esta arte de palavra? Obviamente não, pois, apesar de nosso mundo estar tão globalizado e moderno, a leitura é deveras importante. Ouvimos falar diariamente de literatura e tudo o que ela envolve, no entanto, poucos sabem o que tudo dela faz parte.

A literatura é uma arte de representar a realidade ou o imaginário por meio de palavras. É a arte que mais tem possibilidades de usar múltiplas formas de linguagens. Quanto mais se aproxima da abordagem filosófica, mais ela se torna uma fonte de reflexão do mundo. O autor tem o livre-arbítrio de escolher escrever um texto literário ou não literário. Quando ele escolhe o texto não literário estará interpretando a realidade, o real. Enquanto, no literário a linguagem representa o imaginário, mesmo sendo inspirado em fatos reais.

Em suma, a função da literatura é proporcionar o conhecimento do passado, presente, futuro possível, outras tradições, do homem, reflexão, além de muitas outras funções.

Ela envolve diversas manifestações e períodos literários, todos eles com suas características próprias, apesar do autor escolher ter seu estilo individual ou de época, com características comuns a vários escritores.

Arquivos