quinta-feira, 10 de março de 2011

Cláudio Bersi de Souza


Olá, pessoal. Hoje eu posto aqui uma entrevista que eu fiz com o autor catarinense, Cláudio Bersi de Souza. Ele mora na Penha e já escreveu aproximadamente 17 livros, dentre eles, uma série de bolso.
Tive o prazer de conhecer essa pessoa encatodora e admirável.
Espero que gostem desta entrevista!
1-De onde vem as inspirações para escrever seus livros? Há algum escritor, poeta ou algum amigo que te influência?
Creio que sou inspirado por Deus. Tenho a mente fotográfica... Considero um dom divino...
Para ser um bom escritor é necessário ler muito para ter conhecimentos gerais. Quanto a influências, talvez, porém de forma inconsciente. Creio que tenho característica própria.

2-Você é o autor do Hino Oficial de Penha, certo? Como foi essa experiência e como o senhor tirou inspiração para escrever algo tão inusitado em que muitos não têm acesso em fazer este tipo de trabalho?
Tenho muita facilidade para compor letra e música... Não me dediquei a partituras... Toco de ouvido... Além do hino de Penha - que venci por concurso - Tenho ainda dois cânticos gravados em CD pelo Coral das Irmãzinhas, de Santa Paulina: A COLONINHA e VEM COMIGO PESCAR.

3-Você se diria um escritor inovador ou tradicional?
Sou as duas coisas: Tradicional por ser conservador e Inovador por ter a capacidade de criar...

4-Você sempre gostou de escrever ou simplesmente foi um dom que o senhor descobriu de um dia para o outro?
Sempre gostei de escrever. Isto cito na apresentação do meu primeiro livro editado - UM BEIJO NA TEMPESTADE
Gosto de escrever romances, criando tramas, porém reservando o final feliz... Qualquer detalhe que envolva o amor é um tema - basta só desenvolvê-lo.

5-Qual é o tema que o senhor mais gosta de abordar em seus livros? Tem algum favorito ou a ideia do tema surge com base em suas experiências?
Quando o tema é ficção, imagino um mundo especial e lá vou viver com as personagens até terminar o livro. Fico com saudades daquela convivência quando a obra chega ao fim...

6-Há autores que dizem que não se parecem com o "eu" que escreve, dizem que são outra pessoa quando estão escrevendo e se esquecem da realidade em que vivem. Você se difere do Cláudio escritor com o Cláudio pessoa ou você acha que os dois são uma pessoa só?
O autor é tudo: protagonista, vilão, mocinho e bandido ao mesmo tempo, é a criança, a mulher apaixonada, o galã, o delegado, o preso... Afinal ele formula tanto a pergunta como a resposta e fala por todos. Nessa hora o Cláudio escritor se transporta para aquele mundo virtual, e o Cláudio pessoa é quando volta à realidade e vai ver como ficou o trabalho.


7-Entre todos os seus livros, há algum preferido ou todos são seus prediletos?
Quando foi editado meu primeiro livro, o editor Odilon Lunardelli me ligou dizendo: O teu filho já nasceu!
Nesse caso o primogênito passa a ser o preferido... Realmente é o que marca mais. Porém gosto de todas as minhas obras porque são feitas com muito carinho e dedicação.
Obrigada Bersi por aceitar fazer esta entrevista. Continue sendo sempre essa pessoa que tu és!
Abraços!!!

Arquivos