domingo, 3 de abril de 2011

Cora Coralina


Com o psedônimo de Cora Coralina, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, é uma das principais escritoras brasileiras. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.

Nascida em Goiás, suas poesias falavam muito do interior brasileiro, já que ela viveu longe dos grandes centros urbanos do século XX.

A sua casa na Cidade de Goiás, foi transformada em museu após sua morte.

Ela não sabia muito bem gramática e tinha muita simplicidade, o que fez com que sua poesia fosse ligada mais para a mensagem do que para a forma, aliás suas poesias eram mais voltadas para o "eu interior", o seu cotidiano simples e sua cidade. Segundo sua neta, Célia Bretas, há algumas poesias inéditas de Cora que está com sua filha, Vivência Bretas. Começou a escrever textos aos 14 anos de idade, onde publicava-os nos jornais locais.

Ela ficou bem conhecida depois que a carta recebida de Carlos Drummont foi divulgada. Na carta Drummont elogia o trabalho de Cora Coralina.


Morreu aos 96 anos de idade.


"Poeta, não é somente o que escreve. É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso."


Arquivos